Lei

Estrela do Norte Dá Passo Significativo na Construção de Moradias Populares

publicado: 29/04/2024 16h57, última modificação: 29/04/2024 16h58
Nova lei municipal autoriza a doação de terreno para o desenvolvimento de habitação de interesse social
Banner materia.jpeg

Estrela do Norte, GO – A Câmara Municipal de Estrela do Norte aprovou uma lei inovadora, sancionada pelo prefeito, que promete transformar a paisagem urbana e social da região. A Lei Municipal Nº 374/2024, sancionada em 1º de abril de 2024, autoriza a doação de um terreno municipal para a construção de moradias populares, marcando um avanço significativo na luta contra a escassez habitacional na cidade.

O terreno, situado na Rua 05, Setor União TN - Segunda Etapa, cobre uma área de 12.789 m² e é uma peça central no esforço para ampliar o acesso à habitação adequada. Com a matrícula nº 1.473, o espaço foi oficialmente cedido ao Estado de Goiás e ao Governo Federal, ou indiretamente às suas entidades, com o propósito explícito de desenvolver unidades habitacionais destinadas às famílias de baixa renda.

Foco na Habitação de Interesse Social

A destinação do terreno é clara: servirá exclusivamente para a construção de habitações dentro dos parâmetros dos programas habitacionais de interesse social. Este projeto visa não apenas oferecer um teto, mas promover uma integração comunitária e melhorar a qualidade de vida dos futuros residentes. A lei estipula que qualquer desvio desses objetivos pode resultar na reversão da propriedade ao município, garantindo que o terreno cumpra sua função social.

Além disso, a nova legislação estabelece diretrizes rigorosas para a gestão do terreno, assegurando que o patrimônio seja mantido de forma segregada e não seja utilizado para fins que não os especificados, como garantias de dívidas ou execução por credores. Tais medidas são essenciais para proteger a integridade e a finalidade da doação.

Impacto Comunitário e Repercussões

O projeto é um exemplo do compromisso da administração local com o desenvolvimento social e urbano. Ao proporcionar habitação acessível, espera-se que haja uma redução significativa nas taxas de inadequação habitacional na região, além de estimular a economia local com a criação de empregos durante a fase de construção e além.

Enquanto a construção das unidades habitacionais ainda está nos estágios iniciais, a expectativa é alta entre os futuros beneficiários e organizações comunitárias. A implementação desta lei não apenas fornece lares, mas também reforça a coesão social, oferecendo um novo começo para muitas famílias em Estrela do Norte.

Acesse a lei na Íntegra