Plano de Educação

Análise do Plano Municipal de Educação de Estrela do Norte revela desafios e conquistas

publicado: 10/10/2024 15h30, última modificação: 11/10/2024 09h28
Relatório aponta metas atingidas em educação infantil e ensino fundamental, mas destaca dificuldades em inclusão, alfabetização e educação superior
Banner materia.jpg

O Plano Municipal de Educação (PME) de Estrela do Norte, em Goiás, foi submetido a uma avaliação detalhada. Instituído pela Lei 216/2018, o PME contém 20 metas que visam melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação no município. Estrela do Norte tem avançado significativamente rumo ao cumprimento das metas do PME.

Metas Alcançadas
Entre as metas atingidas, destacam-se a universalização da educação infantil e do ensino fundamental. O município conseguiu atender 100% das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola e ampliou a oferta de creches para crianças de 2 a 3 anos, superando a meta de 50% prevista. No ensino fundamental, todas as crianças de 6 a 14 anos estão matriculadas, este fator corroborou para que o município atingisse a meta 2 prevista no PME.
Outro ponto positivo foi o cumprimento das metas relacionadas à valorização e formação dos professores. A prefeitura adequou os salários dos profissionais do magistério, assegurando aumentos e gratificações, além de incentivar a qualificação continuada dos docentes, garantindo que todos os professores possuem formação específica de nível superior.
Metas Parcialmente Atingidas
O relatório revela que Estrela do Norte ainda enfrenta dificuldades. A meta de universalizar o atendimento escolar para jovens de 15 a 17 anos foi parcialmente cumprida, com uma adesão crescente, visando alcançar os 85% proposto na meta.
No que se refere a alfabetização, o município vem buscando caminhos e avançando ruma a meta a ser atingida. Ainda há desafios significativos segundo a escala da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostrou bons resultados nos anos iniciais do ensino fundamental, ultrapassando a média nacional em 2021, mas o ensino médio estadual busca atingir a sua meta.
Metas Não Alcançadas
A educação de um município é um processo em construção. O PME através de suas metas nos norteia rumo aos desafios a serem superados. Ressaltamos que a educação de jovens e adultos foi ofertada pelo município, porém enfrentamos a evasão escolar, prorrogando alcançar o objetivo da meta 10 e 11. Com relação a meta 12, destacamos que a mesma está sob outra esfera da administração pública. No entanto o município disponibiliza o deslocamento diário em dois turnos para os estudantes até a cidade de Porangatu-Go.
Avançando rumo ao cumprimento das metas do PME, Estrela do Norte visa ofertar a educação em tempo integral no início do ano letivo de 2024.
Desafios Futuros
O relatório conclui que, Estrela do Norte tem feito avanços importantes na educação básica. Entre eles estão a implementação das políticas educacionais, fortalecendo a alfabetização na idade certa, avanço no número de matrículas em tempo integral, levar os índices de aprendizagens e a ampliação de recursos para garantir a inclusão de estudantes com necessidades especiais.
Buscando aumentar o investimento público em educação, que atualmente representa 3,74% do PIB local, bem abaixo da meta de 7%.
O plano Municipal de Estrela do Norte é um documento que direciona as autoridades locais no cumprimento das metas até o ano de 2024.

Conclusão
O Plano Municipal de Educação de Estrela do Norte revela um cenário misto, com conquistas significativas e desafios a serem superados. A análise de 2022 reflete os esforços do município, e sinaliza a necessidade de continuar avançado rumo as metas propostas refletindo o comprometimento do município com a educação.

Acesse o Arquivo na íntegra